Grupo Eventofacil se reinventa com o Congresso MICE Brasil

1º Congresso MICE Brasil leva conteúdo de qualidade e promove debate e engajamento com o público



Com a proposta de inovar e levar conteúdo diversificado e de qualidade ao público MICE, promovendo um intercâmbio de experiências e um amplo debate sobre o mercado com a integração de todo o trade, o Grupo EventoFacil se reinventa e mostra o sucesso que foi a 1ª edição do Congresso MICE Brasil, que aconteceu paralelamente à Feira EBS, nos dias 01 e 02 de junho, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, SP.

Apresentação dos resultados da atividade Design Thinking MICE Brasil

Como forma de identificar principais problemas e apontar caminhos para um futuro melhor, os principais players do setor de Eventos e de Incentivos participaram no dia 30 de abril e no dia 07 de maio da atividade pré-congresso Design Thinking MICE, realizada no Royal Palm Plaza Campinas - SP. No segmento de Eventos, executivos da Etna, Agência Tudo, Reed Exbitions Alcântara Machado, Aktuellmix, Agência Um, DMC Brazil, D.Mattos, Batuque Promo, Acquaviva, Beato, The Group, Case Imagine, Ponto de Criação, Átomo Comunicação, Bendita Comunicação, Bem Mais Comunicação e Grupo Mega Share marcaram presença. Já no de Incentivos participaram os executivos da P2Com, Mark Up, Cia Group, Costa Brava Viagens e Eventos, Honour, Abracorp, São Paulo CVB, IT MICE Travel, Power Travel, Queensberry Incentivos, Aktuellmix, Traveland, Grupo LTM, Agência UM, Tour House e Top Service. Juntos esses profissionais fomentaram uma profunda reflexão e, apontaram meios e iniciativas para melhorar o desempenho do segmento como um todo, o resultado deste trabalho foi apresentado no dia 01 de junho, durante o Congresso MICE Brasil, que aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, o painel foi liderado por Alexis Pagliarini, superintendente da Fenapro - Federação Nacional das Agências de Propaganda e os convidados Wilson Ferreira Jr., presidente da Ampro, Juliano Lissoni, presidente da MPI e CEO da MCI Brasil, Juan Pablo de Vera, CEO da Reed Exhibitions e Alberto Moane, VP executivo do Grupo Alatur JTB.

O desafio proposto foi "Como podemos aumentar a percepção de importância e a relevância dos eventos como estratégia de negócios"?

Questões como briefings deficientes, budgets irreais, concorrência predatória e ética questionável, remuneração e prazos de pagamentos leoninos, qualificação inadequada, juniorização (falta de preparo para brifar e avaliar) foram levadas à tona durante a apresentação.

O resultado dessa discussão foi de que o mercado precisa de mais números para quantificar a sua importância.

Precisamos investir no crescimento da produtividade da força de trabalho na nossa indústria, declara Juliano Lissoni, CEO da MCI Brasil.  

Clientes e agências devem estar mais alinhados e unidos na busca pelo profissionalismo e pela valorização da criatividade. Precisamos trabalhar pela glamourização do mercado, destaca Wilson Ferreira Jr., presidente da Ampro.

Já a seção Design Thinking MICE Incentivos, também apresentada por Alexis Pagliarini e convidados como Silvana Torres, presidente da Mark Up, Gilmar Caldeira, da Honour Experiences, Michael Nagy, diretor do Rio CVB e Igor Tobias, diretor do Grupo P2COM, teve como principais questionamentos a falta de feedback após a concorrência, briefings deficientes,  relação cliente / agência pontual e superficial, planejamento falho, falta de qualificação e eficiência em planejamento.

Os resultados apresentados foram: necessidade de estímulo para que os líderes do setor busquem mais visibilidade de forma criativa, que invistam coletivamente em pesquisas científicas dos impactos do setor e que estimulem a cultura do ROI - Return on Investment.

Conteúdo relevante

O Congresso MICE Brasil contou com dois dias de conteúdos diferenciados, focados totalmente no público visitante. Temas como Experiential Marketing: A força da experiência!, com Celso Schvartzer, diretor geral para a América Latina da GMR, Como fazer de cada momento do seu evento uma experiência marcante, Experiências tocantes. Invista no ser humano? presente nos eventos, com Alexis Pagliarini, da Fenapro, Design Thinking aplicado aos eventos, com Daniele Costantini, da The Acquis, Como tornar eventos mais agradáveis e memoráveis?, com Bruna Biason, da Song4 Produções e Mapping, projeções e efeitos "A tecnologia à serviço da experiência", com Gabriel Branco, da Live Map, "A experiência Disney! Sinônimo de Experiência", com Alicia Matheson, palestrante internacional foram os destaques da programação do primeiro dia do Congresso. Já no dia 02/06, segundo dia do evento, a programação foi marcada por temas como: "A visão do cliente  - A importância dos eventos para meus negócios", mediado por Rodrigo Cordeiro, diretor de PCO da MCI Brasil e seus convidados: Carmela Borst, VP de marketing da Oracle para América Latina, Carlos Raíces, diretor de seminários e Eventos do Jornal Valor Econômico e Alexandre Mutran, gerente de comunicação Regional São Paulo da TV Globo.

Outro painel de destaque foi sobre a "A importância dos programas de incentivo para meus negócios / a visão do cliente", mediado por Silvana Torres, presidente da Mark Up e seus convidados, Adriano Duarte, diretor de Trade Marketing, Pricing e Inteligência Competitiva - Whirlpool Latin America e Carmela Borst, VP de marketing da Oracle para América Latina. Já o painel "Soluções digitais para dinamizar inscrições, patrocínio, relacionamento e engajamento nos eventos" contou com temas sobre "O poder do agora", com Gabriela Comazzetto, diretora de vendas de pequenas e médias empresas do Twitter para o Brasil e "Como as agências digitais tornam-se o principal stakeholder do mercado de eventos", com Vinicius Apoena, diretor da MK / tbt?. Temas sobre "Feiras e exposições: A importância do Market Place ao vivo", com Juan Pablo de Vera, CEO, da Reed Exhibitions, Marketing de Destinos, com Caio Luz de Carvalho, diretor do Canal Arte 1- do Grupo Bandeirantes, "Destinos MICE", com Toni Sando, presidente do São Paulo CVB, Michael Nagy, diretor do Rio CVB e Miguel Harraca, presidente do CVB de Latinoamerica y el Caribe) e "Aprendizados de uma empresa de bens de consumo na ativação de grandes eventos esportivos", fortaleceram e contribuíram para levar conteúdo de qualidade e de interesse do público  participante do congresso.

Para fechar com chave de ouro a programação do Congresso MICE Brasil, os organizadores do evento trouxeram para o painel Megaeventos, megaorganização e megaresultados, megaresultados a ilustre participação de Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party Brasil, Geraldo Azevedo, diretor da T4f Lollapalooza, Flavio Camelier, VP e gerente geral dos Jogos Olímpicos Rio 2016 para a Coca-Cola e Luiz Eurico Klotz, sócio-diretor das agências Plus Talent e ID&T Brasil e, responsável pela organização do Tomorrowland Brasil.

Sobre o Grupo EventoFacil

O Grupo EventoFacil organiza e promove feiras de negócios e eventos de relacionamento, publica revistas, guias e aplicativos e é responsável pela fundação do primeiro clube exclusivo para gestores e compradores de eventos - o EBS Buyers Club. Para mais informações: www.eventofacil.com.br ou pelo telefone: (11) 3812-7363.  

Fonte: Assessoria