Como usar a gamificação para trabalhar com a Geração Z

Um dos maiores desafios encontrados pelas empresas atualmente é conquistar e valorizar os jovens da Geração Z

Divulgação: Inmetrics

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Um dos maiores desafios encontrados pelas empresas atualmente é conquistar e valorizar os jovens da Geração Z, que agora começam a ocupar as novas vagas do mercado. Fernando Alves e Rafael Galdino, sócios fundadores da agência de lançamento de produtos digitais Neuari, afirmam ter descoberto o caminho ideal para extrair o melhor desempenho dos funcionários jovens, que são maioria entre as 41 pessoas que compõem a equipe. "Muitas empresas reclamam que o novo perfil dessa geração não aceita ficar muito tempo em uma empresa, mas na verdade eles permanecem quando são valorizados", afirma Fernando, CMO da empresa.

Nascidos entre os primeiros anos da década de 1990 e o início dos anos 2010, os profissionais da Geração Z se caracterizam por não diferenciar a vida online da off-line, por serem autodidatas e especialmente por terem menos afinidade com hierarquias e excesso de rigor. "Por compreender isso, temos a política de contratar mais pelo perfil de profissional do que pelo conhecimento técnico, pois a capacidade autodidata permite que possamos ensinar as técnicas necessárias", afirma o COO Rafael Galdino.

Gamificação: o segredo

Por terem se desenvolvido num mundo muito mais conectado, no qual as hierarquias são diferentes e novas habilidades podem ser desenvolvidas mais rapidamente, os jovens da Geração Z são mais confiantes e precisam de mais estímulos para se sentirem satisfeitos com o trabalho que realizam. "Foi pensando nisso que nós incorporamos a gamificação, que permite um plano de carreira dividido em fases e totalmente baseado nos resultados, o que é muito mais fácil de ser assimilado por essa geração", explica Fernando, que cita o livro "Promova-se", de Dan Schawbel, como opção de estudo para o tema. Rafael destaca que o processo, capaz de aumentar a satisfação dos colaboradores com base nos resultados obtidos, combina perfeitamente com o comportamento da nova geração. "A gamificação funciona como um estímulo que aumenta o desempenho e ainda é divertido, e ainda valoriza a capacidade que cada um tem de se superar", explica.

É com este princípio que a Neuari consegue crescer: sendo mais democrática, aberta ao novo e muito menos padronizada, assim como a internet! "Já contratamos 22 funcionários em 2016, e planejamos chegar a 2020 com 300", completa Rafael.

Fonte: Assessoria