Interbrand lança Best Global Brands 2016

Apple e Google ocupam as primeiras posições; marcas de tecnologia representam mais de um terço do valor do ranking; Dior e Tesla passam a integrar a lista



A Interbrand, consultoria líder de marcas no mundo, anunciou recentemente, em Nova York (EUA), que Apple, Google e Cola-Cola são as três marcas mais valiosas da edição 2016 do Best Global Brands.

O ranking, que chegou a sua 17ª edição, tem domínio de marcas automotivas e de tecnologia, além da entrada das empresas Dior e Tesla, sob o tema "Anatomy of Growth" (Anatomia do Crescimento), e conta com uma visão privilegiada de como grandes marcas são responsáveis pelo crescimento de grandes negócios.

"Está claro que as marcas mais valiosas do mundo não estão apenas contribuindo com a mudança, mas sim conduzindo-a, afirma o CEO global da Interbrand, Jez Frampton. Elas entendem a Anatomia do seu Crescimento. Sabem que é um processo complexo, único e pessoal. Elas olham para dentro e para fora, se expandem para novos mercados e criam experiências melhores para crescer seus negócios".

Destaques

 Pelo quarto ano consecutivo, Apple e Google ocupam as primeiras posições. A Apple cresceu 5% e tem valor de marca de USD $ 178,119 milhões e o Google cresceu 11% em relação ao ranking de 2015 e apresentou USD $ 133,252 milhões de valor de marca. Coca-Cola, Microsoft, Toyota, IBM, Samsung, Amazon, Mercedes-Benz e GE completam o top 10 da lista. Dior e Tesla entram no ranking pela primeira vez e ocupam as posições 89 e 100, respectivamente. As cinco marcas que mais cresceram foram o Facebook (48%), Amazon (33%), Lego (25%), Nissan (22%) e Adobe (21%). Marcas de tecnologia e automotivas dominam o ranking deste ano, com 29 posições e o setor de varejo é o que mais cresce (19%), seguido dos setores de esporte e luxo (10%).  As 100 marcas mais valiosas do mundo tiveram um total de crescimento de USD 1,796,384 $m, 4.8% a mais do que em 2015. 

"Através deste estudo podemos visualizar claramente qual é a importância da Força da Marca para o crescimento do negócio, algo que defendemos desde sempre", afirma Daniella Bianchi, diretora da Interbrand Brasil.

Metodologia

O Best Global Brands analisa como uma marca ajuda no crescimento do negócio desde a entrega de acordo com a expectativa de seus clientes até geração de valor econômico. Essa metodologia de valoração de marca foi a primeira a receber a certificação ISO.

O ranking é construído com base em três atributos principais, que contribuem para o valor acumulado de uma marca:

 

  • A performance financeira dos produtos e serviços sob a chancela da marca;
  • O papel da marca na decisão de compra do consumidor;
  • A força da marca para garantir um preço premium ou ganhos futuros para a empresa.

 

Marcas Brasileiras

Assim como nos anos anteriores, as marcas brasileiras ainda não atendem aos critérios para entrar no rol das marcas globais mais valiosas. Algumas possuem valor financeiro, porém não têm presença global. A Interbrand acredita que o momento em que nossas marcas estarão entre as mais valiosas do mundo está mais próximo.

"As marcas líderes no Brasil buscam um posicionamento global. Mais do que nunca, estão conectadas com as necessidades dos consumidores em todo o mundo. A presença de uma marca brasileira entre as Best Global Brands é uma questão de tempo", analisa Daniella Giavina-Bianchi, diretora geral da Interbrand São Paulo.

Para visualizar o ranking completo e uma análise mais aprofundada, visite: www.bestglobalbrands.com .

 

Sobre a Interbrand

Na Interbrand, acreditamos que o crescimento é alcançado quando uma organização tem uma estratégia clara e proporciona experiências excepcionais aos clientes. Nós entregamos ambos, por meio de uma combinação de estratégia, criatividade e tecnologia, que ajuda a impulsionar o crescimento das marcas e negócios com que trabalhamos. Com uma rede de 29 escritórios em 22 países, a Interbrand é uma agência de marcas global. Edita os rankings Best Global Brands e Breakthrough Brands, publicados anualmente, além do canal de branding com maior relevância mundial, o Brandchannel. A Interbrand faz parte do grupo Omnicom Inc.

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