Encontro do Profissional de Eventos reúne trade em São Paulo

O evento teve rodada de negócios, exposição e um conteúdo direcionado aos profissionais do trade



No dia 20 de outubro de 2016, o Grupo EventoFacil realizou na Amcham Business Center, a 27ª edição do Encontro do Profissional de Eventos.

O evento teve como principal objetivo promover negócios, networking e levar conteúdo direcionado ao público visitante, que é formado por profissionais que executam, planejam e promovem eventos corporativos, feiras de negócios, congressos, encontros e viagens de incentivo.

O período da manhã foi reservado para uma programação exclusiva que reunirá 20 fornecedores e 20 compradores (profissionais que fazem parte do EBS Buyers Club) para uma rodada de negócios, com duração de 4 minutos, intitulada ?Speed Meeting?. Entre os fornecedores estiveram  Amcham Business Center, R1 Soluções Audiovisuais, Royal Palm Plaza Hotels, Kiyoshi geradores, Class Produções, Ábacos Automação, Moblee, Even3, MIB Men In Bar, Villa di Mantova, Casino Experience, Five Transportes, Centro de Convenções Rebouças, TES Cenografia, Expo Unimed Curitiba, Foto Andres, Espaço Casarão, ChoppUp, Panorama Hotel & Spa, Campo Bahia Hotel, Triart, In Box Guarda-Tudo, Happen Agency, Vert Hotéis, Iberostar Hotels & Resorts, MGM Tradução, Beach Park e Burlesque Paris6.

Dentre os compradores, profissionais das empresas Acquaviva Promoções, ADP Brasil, Alumni, Gael, Gama Italy, Moksha8, PMISP, Samtronic, Unisys, Vagas.com, Dinâmica, Sobratur, Domínio Eventos, Zoetis Indústria de Produtos Veterinários, Mezzo Dermocosméticos. Esses compradores também participaram do almoço de relacionamento que faz parte da programação do evento.

A partir das 13h30, o evento abriu aos visitantes do trade com uma exposição que contou com as empresas fornecedoras de produtos e serviços para eventos e as redes hoteleiras que mostraram as tendências do setor.

O Futuro do Patrocínio e Branded Content

Objetivando promover uma discussão sobre os temas atuais do mercado, o evento trouxe Denis Garcia, diretor de novos negócios e parcerias da HSM Educação Executiva para palestrar sobre o tema "O Futuro do Patrocínio". Denis enfatizou que os eventos e os patrocínios sempre foram uma combinação de sucesso, porém, hoje, eles devem ser repensados e adaptados de acordo com os novos formatos. A HSM foi um exemplo claro de reformulação.

Para chegar ao formato do evento, os organizadores buscaram pesquisas sobre as principais tendências de eventos mundiais, como o Estudo da Velvet Chainsaw Consulting que aponta as 10 maiores tendências em eventos, que são: 1) foco absoluto no participante; 2) desenhar experiências para revelar o conteúdo;3) projetar experiências de aprendizagem e não palestras;4) criar conexões e networking acidentais e intencionais;5) Speaker assume papel de facilitar e não atração principal do evento;6) o patrocinador deixa de ser caçador de leads e passa a agregar valor à experiência dos participantes;7) o participante deixa de ser um consumidor e passa a assumir um papel de co-criação;8) mais do que agendar speakers, as empresas colocam mais esforço em fazer a curadoria do conteúdo; 9) organizadores assumem posição estratégica como design de experiências;10) organizadores mudam de administradores de listas para analistas de padrões e previsões de comportamento.

A principal proposta do novo formato da HSM foi focar não só em customizar o evento para os participantes, mas também, principalmente, colocar cada um deles como protagonista, tanto do conhecimento a adquirir, como do relacionamento e da experiência como um todo.

Outro tema que está em voga e, que já faz parte há algum tempo do mercado de comunicação, marketing e live marketing é sobre Branded Content, afinal, o que é Branded Content, quais são suas estratégias e por que ele é a prática do futuro? Para falar um pouco sobre o conceito de branding, posicionamento estratégico e apresentar cases de sucesso Marcia Auriani, executiva de branding e de gestão do design ministrou a palestra sobre o tema Branded Content ? Relacionamento com conteúdo.

Para a palestrante Branded Content é a criação de conteúdo relevante (via redes sociais) vinculado à marca e, que agrega valor ao consumidor. A estratégia por trás disso está em parar de interromper o consumidor com anúncios e mensagens forçadas, oferecendo apenas conteúdos relevantes para esse consumidor, no momento em que ele achar mais conveniente?, conta. A grande sacada do Branded Content está em emocionar, levar mensagens sutis e surpreender o consumidor.

Marcia também citou cases de empresas que utilizam as estratégias de Branded Content para promover uma comunicação diferenciada com os seus consumidores. São elas a Unilever, a rede de hotéis Marriott, a Harley-Davidson e a Volkswagen.

Confira mais imagens do evento bit.ly/2eB3zIF   

Fonte: Redação