Relatório anual sobre a função dos vídeos nas empresas

O estudo internacional verifica a evolução e as perspectivas sobre o uso do vídeo nas corporações


Divulgação


A Kaltura, provedora líder de plataforma aberta de vídeo, lança o relatório anual "A função dos vídeos nas Empresas" - 2016, amplo estudo internacional que verifica a evolução e perspectivas sobre o uso do vídeo nas corporações. Cerca de 500 profissionais corporativos de diferentes setores da economia participaram da pesquisa da Kaltura, realizada em setembro de 2016.

O uso do vídeo como ferramenta essencial para ajudar a cumprir as metas organizacionais, realizar treinamentos conectando funcionários dispersos geograficamente, aumentar a comercialização de produtos e o reconhecimento da marca, é confirmado nesta pesquisa. O maior impacto percebido é na melhoria da comunicação, com um total de 96% dos entrevistados vendo o vídeo como muito valioso.

Como o uso regular de vídeo no local de trabalho se tornando algo tão comum, as empresas estão focadas em encontrar as ferramentas e suportes certos para geração e gestão de vídeos. 53% dos entrevistados acreditam que, para se comunicar de forma mais eficaz e compartilhar conhecimento usando o vídeo, os funcionários precisam ter acesso a ferramentas de fácil utilização para captura de vídeo. Soluções centralizadas de vídeos é algo importante para 47% dos entrevistados, enquanto 43% acham que a incorporação de funcionalidade de vídeo em soluções de gerenciamento de conteúdo corporativo é uma obrigação.

Analisando especificamente os resultados em mobile, é possível notar uma grande demanda de funcionalidades de vídeos móveis nas empresas. A capacidade de transmitir vídeos sob demanda em um dispositivo móvel é considerado o critério mais importante, com 70% dos entrevistados classificando-a como "crítico" ou "muito importante". E a capacidade de assistir vídeos em dispositivos móveis corporativos fornecidos e controlados pela empresa é essencial para 80%, muito acima dos 47% no ano passado. E a capacidade de reprodução de vídeo ao vivo é essencial para 70% este ano, contra 47% em 2015.

Quando perguntados sobre webcasts internos,73% dos entrevistados disseram produzir mais de 5 webcasts internos no período de um ano, enquanto quase um terço disse produzir espantosos 50 ou mais webcasts nesse período.

Os resultados revelam também um ponto de inflexão: 59% dos entrevistados afirmam que as que suas intranets possuem capacidade de integração com vídeos e outros 30% consideram seguir este caminho. A integração de vídeo em plataformas de negócios sociais também está provando ser algo popular: 42% dos entrevistados afirmam que suas empresas á têm feito isso. 45% consideram seguir este caminho.

Desde 2015, é possível notar um rápido crescimento na importância da necessidade de apoiar as capacidades de vídeos dentro de redes corporativas das organizações. A reprodução de vídeo sob demanda para os casos de uso interno é citado como sendo "essencial" ou "muito importante" por 90% dos inquiridos, contra apenas 38% em 2015.

"Vídeos ajudam as empresas de todos os tamanhos a entenderem muitos dos seus objetivos de negócios mais facilmente, por se tratar de uma ferramenta tão natural para qualquer atividade que exige a comunicação ou colaboração. Qualquer empresa que até agora tem resistido a pôr em prática uma estratégia de vídeo corre o risco de ser deixada para trás", acredita Ron Yekutiel, presidente e CEO da Kaltura.

Este estudo da Kaltura foi projetado para os CIOs corporativos, CMOs, diretores de TI e proprietários de iniciativas de vídeo dentro das organizações, com o objetivo de construir ou melhorar a sua estratégia de vídeo, bem como empresas de software empresariais que estão procurando integrar as soluções de vídeo em empresa existente.

Fonte: Redação