O poder de consumo do público sênior

Consumidores acima de 60 anos gastarão R$ 31,8 trilhões em 2020


Divulgação: Pintrest


Enquanto o mercado mantém suas atenções voltadas para os Millenials, há um outro público que se destaca como um dos mais importantes para o setor de consumo nos próximos anos: a geração sênior. De acordo com o estudo divulgado pela Tetra Pak, o poder de compra dos consumidores acima de 60 anos vai superar R$ 30 trilhões em todo mundo em 2020. O relatório "Consumer Generations" aponta que no Brasil o público sênior tinha 11% da renda do País, na última década.

Nos próximos quatro anos, a expectativa é que eles passem a ter 16%, em decorrência do envelhecimento da população e do aumento do poder de compra dos brasileiros. Apesar de ser uma fatia representativa dos consumidores, o número é inferior se comprado aos países asiáticos.

No Japão, por exemplo, os idosos devem representar 31% do consumo do País em 2020, enquanto em 2005 era de 26%. De acordo com Libby Costin, vice-presidente Global de Marketing da Tetra Pak, a geração sênior investe 20% do orçamento em alimentos e bebidas. "Eles têm mais recursos que outras gerações e podem se tornar um importante grupo de consumidores, o que cria uma grande oportunidade para a indústria atender as demandas deles", afirma Libby.

Outro dado relevante no estudo é que, na hora de escolher alimentos e bebidas, 88% das pessoas acima de 60 anos disseram priorizar a "qualidade do produto" como fator decisivo para a compra. Neste cenário, 59% afirmaram que pagariam mais caro, desde que fosse de mais qualidade.

A pesquisa entrevistou mais de 40 mil pessoas, de 27 países, incluindo o Brasil. Leia o estudo na íntegra em: http://www.tetrapak.com/about/newsarchive/food-beverage-opportunities-in-senior-market

Fonte: Tetra Pack