Levantamento realizado no país aponta que os profissionais de marketing digital são otimistas, mas com ressalvas

Mais de 700 profissionais de marketing de todo o Brasil participaram de uma pesquisa sobre o futuro do Marketing Digital

Divulgação

Divulgação


O estudo inédito foi realizado pelo Digitalks, em parceria com o Opinion Box, e apresentado durante o Expo Fórum de Marketing Digital, no dia 30 de agosto, em São Paulo.As entrevistas foram realizadas entre os meses de março e agosto.

A margem de erro da pesquisa é de 3,7 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O público entrevistado é formado por 51% de mulheres e 49% de homens, de todas as regiões do país. A principal formação é Publicidade e Propaganda (34%), Administração (21%), Comunicação Social (17%) e Jornalismo (9%), sendo que 44% do público geral concluiu um curso de pós-graduação.

Foi apurado que 71% dos entrevistados se consideram felizes no atual trabalho. 55% dos profissionais são otimistas, tanto pensando no mercado este ano em comparação ao ano passado. 92% acreditam que 2020 será melhor do que este ano.Com relação à atualização profissional, 62% dos profissionais se consideram atualizados, 61% não têm medo que o trabalho seja substituído por novas tecnologias e 76% acreditam que a profissão continuará existindo em até 5 anos.

Para Felipe Schepers, COO do Opinion Box, "essa autoconfiança é interessante pela percepção de cruzamento ou substituição que envolve a tecnologia e o marketing. Por outro lado, 4 em cada 10 profissionais, mesmo considerando-se atualizados, em alguns pontos não percebem a relação tão forte da tecnologia com o marketing. Isso soa como um alerta para que os profissionais não -'finjam' que nada temem quando, na prática, parte estão ficando 'cegos' em relação a alguns pontos de tecnologia ?como por exemplo, as tecnologias artificialmente inteligentes farão alguns trabalhos que hoje estão nas mãos de marqueteiros", completa Felipe.

Ao serem indagados sobre o principal medo do futuro da profissão, os profissionais de marketing digital sinalizam o desemprego, a tecnologia, a desvalorização e a desatualização. Esses fatores comprovam que é preciso ficar atento às novas tecnologias e como elas modificam a relação entre os consumidores, empresas e profissionais.Flavio Horta, CEO do Digitalks, afirma que essas informações são muito importantes para que o profissional de marketing digital esteja alinhado às novas exigências do mercado, buscando especialização constante e troca de experiência com outros profissionais do setor.
"Participar de cursos e eventos segmentados, por exemplo, é uma das principais formas para a atualização profissional. Networking e conteúdo nunca são demais para uma boa formação", esclarece Horta.

Digitalks e Opinion BoxAo longo de 2017, foram realizadas pesquisas com temas diversos, sempre focadas em marketing digital.
Os resultados são apresentados nos eventos promovidos pelo Digitalks para que um grande número de pessoas tenha acesso e possa multiplicar as informações com suas redes.

Sobre o Digitalks
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios através de mais de 50 atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital.Desde 2009, o Digitalks realiza eventos em todo o Brasil, dissemina conteúdo em diversos canais de comunicação "incluindo portal de notícias, revista e TV Online", realiza cursos de capacitação e conecta pessoas, incentivando a geração de negócios sólidos. Integrante do mesmo grupo corporativo do iMasters e E-Commerce Brasil, a empresa tem como objetivo fomentar o setor digital.O projeto é um oferecimento de Facebook, Google, Mercado Livre e Twitter e é mantido pelas empresas 2Bots, A² Business Intelligence, Accenture Interactive, Adjust, Agência Linka, Akna, All iN Marketing Cloud, Apiki, Buscapé, Buzzmonitor, CI&T, Contentools, CRP Mango, Dinamize, Gamned, GhFly, GTC, HostGator, IgnitionOne, Infobip, Kwanko, leadlovers, LinkBrand, LinkedIn, Locaweb, Lomadee, Media Response, PWC, RD Station, Seekr, SEO Marketing, Trakto, Ve Interactive, Video Click, Vitrio, Vtex Partner, Wix, Xtech, Yahoo e Zanox. O projeto tem o apoio de ABRADi, APP Brasil, Cidade Marketing, Digitais do Marketing, E-Commerce Brasil, EraTransmidia, Fenapro, IAB Brasil, iMasters, MestreGP, Mundo do Marketing, Putz Filmes, Siegel Press e Startupi.

Sobre o Opinion Box
O Opinion Box desenvolve soluções digitais inovadoras para pesquisa de mercado e coleta de dados primários. A empresa lançou a primeira plataforma completa de pesquisa online do país, que atende empresas de diferentes tamanhos e segmentos em diversos tipos de estudo. A ferramenta é integrada a um painel com mais de 100 mil consumidores online, que respondem às pesquisas online ou via mobile. Além disso, o Opinion Box conta com um time de especialistas em pesquisa de mercado, que cuida de projetos customizados e desenvolve diferentes conteúdos para quem quer aprender como tomar decisões baseadas em dados.

 

Serviço:

Siegel Press
Contato: Alessandra Siegel

Email: alessandra@siegelpress.com.br

Telefone: (11) 3628-4780

Fonte: Siegel Press