Ford lança programa de educação para jovens na Bahia com foco no ingresso no mercado de trabalho


Ford


A Ford lançou um programa de educação para jovens em Camaçari, na Bahia, para promover a qualificação de alunos da rede pública municipal de ensino, com foco no ingresso no mercado de trabalho. Ele faz parte das ações de responsabilidade social da empresa e é financiado pela Ford Fund, braço filantrópico da montadora, em parceria com o SESI e o SENAI. Vai beneficiar 100 jovens com treinamento técnico e comportamental e, adicionalmente, a Ford Brasil dará oportunidade de estágio para inicialmente 30 aprendizes no seu complexo industrial em Camaçari.

A solenidade de apresentação do Programa Ford de Educação para Jovens ocorreu no centro cultural Cidade do Saber e teve a presença do governador da Bahia, Rui Costa, do prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, e do presidente da Ford América do Sul, Steven Armstrong, ao lado de outras autoridades e estudantes.

“O objetivo deste programa vai além de premiar os alunos com melhor desempenho. O seu propósito é incentivar todos os estudantes a se desenvolver, com uma perspectiva de futuro focada nas competências para a inserção no mercado de trabalho. Além disso, tem um grande poder de multiplicação, com um modelo que pode ser replicado por outras empresas”, disse Steven Armstrong.

Treinamento e estágio

Esta ação é destinada a alunos da rede pública de ensino de Camaçari, com 17 a 21 anos de idade e em condição de vulnerabilidade social. Ela inclui uma bolsa auxílio para lanche e transporte e certificado de qualificação profissional, com duração total de 310 horas.

Os cursos comportamentais, a cargo do SESI, abrangem desde noções de saúde e segurança do trabalho até administração financeira, formação pessoal e social, gerenciamento do tempo, além de informática básica, matemática, lógica, inglês e comunicação. A formação técnica, em parceria com o SENAI, é voltada à preparação de auxiliares nas áreas de administração, eletricidade, mecânica de automóveis leves e mecânica de manutenção de máquinas industriais.

Adicionalmente, a Ford Brasil vai selecionar 30 candidatos para estágio na empresa, dentro do Programa Jovem Aprendiz, nas áreas de manutenção e produção industrial, incluindo treinamento de nove meses no SENAI e oito meses de prática na fábrica. As atividades preveem também visita à fábrica da Ford, atendimento no programa de saúde bucal Odontomóvel, orientações da equipe do Centro Médico da empresa e palestras sobre carreira profissional com executivos.

Ações sociais

A Ford tem como objetivo, no seu trabalho de responsabilidade social, desenvolver iniciativas para melhorar a vida das pessoas nas comunidades onde está presente e fazer do mundo um lugar melhor. Os projetos já realizados pela empresa com apoio da Ford Fund e parceria com outras entidades incluem: alfabetização de adultos em Horizonte, no Ceará, com a Alfasol; programa de Mochilas Sustentáveis com o Projeto Axé; programas de Educação Ambiental em Camaçari com o SESI e a Secretaria Municipal de Educação, e em Candeias, na Bahia; três veículos Odontomóvel para atendimento odontológico gratuito nacional, com o Cargo 816, em Camaçari, com a van Transit, e em Taubaté com o F-350; doação de bolsa de estudo no valor de 10 mil dólares para um estudante cursar Engenharia na UNIFACS; e apoio a projetos de empreendedorismo em comunidades vulneráveis com a ONG Enactus.

Fonte: Assessoria