Conferência em São Paulo discute como reinventar empresas com propósito

O encontro internacional em São Paulo reunirá empresários, investidores e empreendedores



A Ashoka, organização mundial, sem fins lucrativos, pioneira no campo da inovação social, trabalho e apoio aos empreendedores sociais, realiza, no dia 17 de junho, às 8h, no British Council (Rua Ferreira de Araújo, 741) a conferência "Reinventando empresas com propósito: por que inovação e propósito são a chave do negócio?". Em três painéis distintos, empreendedores brasileiros e estrangeiros abordarão a intersecção entre a iniciativa privada e o terceiro setor em ações de impacto social positivo.

Guilherme Leal (co-fundador e co-presidente do Conselho de Administração da Natura), Ana Lucia Villela (fundadora do Instituto Alana) e Edgard Gouveia (fundador do Play the Call), debaterão como eles perceberam, por meio de suas próprias experiências, a necessidade de um mundo em que todos se identifiquem como agentes de transformação.

O painel será mediado por Anamaria Schindler (co-presidente emérita da Ashoka Global e líder da Ashoka para a América Latina). Em um mundo definido pela mudança, estruturas tradicionais de poder estão sendo transformadas, abrindo caminho para milhões de pessoas participarem da sociedade de uma forma nunca antes vista. Com hierarquias em queda e a tecnologia ajudando a conectar pessoas e reduzir obstáculos para o acesso a informação e conhecimento, indivíduos agora têm a capacidade de contribuir mais plenamente em todos os aspectos da sociedade.

Sérgio Dávila (editor-executivo da Folha de S.Paulo), Ronaldo Lemos (co-fundador e diretor do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio), Leonardo Sakamoto (fundador do Repórter Brasil), André Lahoz (editor-executivo da revista Exame) e Valeria Budinich (vice-presidente da Ashoka), discutirão, com moderação de Ricardo Anderáos (Ashoka Framework Change Leader para a América Latina), como empresas de mídia e empreendedores sociais podem trabalhar juntos, reinventando o papel do jornalismo e das empresas de comunicação nas sociedades democráticas.

"Sobreviver na economia de hoje é difícil, e as empresas estão sendo desafiadas com uma realidade: repensar seu propósito e o impacto social de suas atividades. O propósito mobiliza funcionários e consumidores de uma forma que a busca só por lucros não é mais suficiente.

Para uma empresa prosperar nos dias de hoje, ela precisa abraçar e transparecer seu propósito em tudo o que faz", afirma Claudia Duran, diretora da Ashoka Brasil. Gustavo Diament (diretor da Turner no Brasil), Gonzalo Muñoz (fundador da TriCiclos), Fabio Seixas (fundador do Panda Criativo) e Ana Sarkovas (diretora comercial e de marketing do Sistema B) compartilharão com convidados como estão inovando e reinventando seus negócios com foco precisamente no propósito.

O debate será mediado por Pipo Calazans (VP de criação da agência 2020). Quatro empreendedores sociais também mostrarão cases sobre a estruturação de seus projetos e negócios sociais sustentáveis em diferentes países: Sascha Meinrath (fundador do Open Technology Institute, EUA), Jose Manuel Moller, (fundador da Algramo, Chile), Diego Carvajal (fundador do Interrupción, Argentina), Juan Pablo Larenas (fundador do Sistema B, Chile) - com moderação de Josephine Korijn (diretora global do programa de aceleração de empreendimentos da Ashoka, o Hybrid Finance Accelerator)

"Essa conferência reflete precisamente o contexto atual e a necessidade de discussão de um novo modelo de atuação de indivíduos e empresas: um modelo que fomente o desenvolvimento de agentes transformadores e que repense o papel de grandes empresas na sociedade, agora com foco em inovação e propósito.", afirma Bruno Borges, diretor global da rede de investidores sociais afiliados à Ashoka, o Ashoka Support Network. "Nessa nova realidade, precisamos de mais agentes transformadores, com capacidade e confiança para responder de maneira rápida e efetiva, com resiliência, criatividade e empatia".  

Fonte: Redação