Com ações de RH, empresa aumenta a produtividade em 50% e reduz turnover pela metade

A empresa quer concretizar o desenvolvimento de liderança e futuros líderes



Na ACCERA, a integração entre RH Estratégico, Tecnologia e Inteligência resulta em ações e programas que melhoram o ambiente interno, mantêm os colaboradores engajados e, principalmente, otimizam a entrega de soluções completas e altamente satisfatórias para os clientes.

As ações e programas resultam em colaboradores motivados, fator decisivo para a inclusão da ACCERA, mais de uma vez, em listas de melhores empresas para se trabalhar no Estado e na área de TI. Em pouco mais de um ano de fortalecimento destas práticas, houve um aumento de 50% na produtividade e o turnover diminuiu pela metade.

A ACCERA tem uma cultura de inovação muito forte, refletida em programas como o Projeto 24 HORAS, iniciativa que transforma o ambiente da empresa duas vezes ao ano, oferecendo estrutura para os colaboradores trabalharem na criação, desenvolvimento e entrega de um projeto.

As melhores ideias, julgadas de acordo com critérios estratégicos, tecnológicos e mercadológicos, além da opinião dos próprios participantes, são premiadas. Já em sua sexta edição, o 24 HORAS originou mais de 90 projetos e 68% deles já foram aproveitados e implementados pela ACCERA. Outra iniciativa de destaque é o O Que Você Faria..., projeto no qual os colaboradores são questionados sobre o que fariam com determinada quantia de dinheiro a ser disponibilizada.

As ideias mais votadas são postas em prática - nas duas últimas edições, foram comprados uma mesa de sinuca e um freezer com picolés da Diletto. A ACCERA também mantém um Programa de Formação e Desenvolvimento de Líderes, que reúne todos os gestores em uma sexta-feira do mês, com diversas atividades.

Os gestores também fazem seu Encontro Anual em um evento externo de dois dias para alinhar estratégias, capacitação e integração. Os Acceráticos têm ainda o Day Off: um dia de folga para comemorar seu aniversário. E todos os meses são sorteados entre os colaboradores ingressos para atrações culturais diversas tais como cinema, shows, teatro e outros. Também em datas comemorativas como Dia das Crianças e nas festas de final de anos ocorrem sorteios. É uma maneira de incentivar o desenvolvimento dos colaboradores.

Outra iniciativa é o WE LOVE MONDAY: para reforçar a preocupação de tornar o ambiente de trabalho saudável e agradável, nas segundas-feiras é sempre servido um café da manhã diferenciado. E a ideia é seguir aperfeiçoando as práticas. "Queremos evoluir esta reunião com os gestores, por exemplo.

A cada semestre realizamos nosso mapeamento de competências, quando então o gestor vê o potencial e desempenho da sua equipe e os incentiva a aperfeiçoarem seus pontos fortes e desenvolverem os pontos de melhoria, diz Laura Marcolino, membro da equipe de Projetos Corporativos e RH Estratégico da ACCERA.

A empresa quer concretizar o desenvolvimento de liderança e futuros líderes. Quer, ainda, estabelecer metas específicas para cada colaborador, não só por equipe. "Desejamos reforçar a meritocracia. Nossos gestores devem ser cada vez mais líderes e coachs de suas equipes", finaliza.      

Fonte: Assessoria