Millennials querem promoções que amenizem crise financeira

Pesquisa da Bullet aponta que jovens preferem ações simplificadas com prêmios que diminuam restrições provocadas pela recessão econômica; entretenimento se destaca entre os favoritos


apptentive.com


Um estudo realizado pela Bullet, uma das maiores agências de marketing promocional do Brasil, aponta que os Millennials, jovens de 18 a 30 anos, querem que as marcas apresentem promoções que amenizem as dificuldades decorrentes da crise financeira. A pesquisa, feita em parceria com a MeSeems com 1.200 jovens de todo o país, detectou, antes de mais nada, que esse público é sim adepto a ações promocionais 67% do entrevistados disse já ter participado de uma dessas iniciativas. Porém, não é qualquer ação que irá engajá-los.

Tudo depende da mecânica e, principalmente, do prêmio. Em época de recessão econômica, onde 24% desses jovens se encontram desempregados (7% a mais em comparação ao mesmo período de 2015), é o prêmio em dinheiro o mais desejado: 40% dos entrevistados quer grana.

Com 22% das respostas, bens materiais como casa e carro vem em segundo lugar. Em terceiro, e talvez o que mais diferencie esse público dos demais, estão os prêmios em viagens ou serviços de entretenimento, alcançando 20%.

De acordo com a gerente de planejamento da Bullet, Janaina Navarrette, com o poder de compra diminuindo, o primeiro item a ser cortado do orçamento dos Millennials é o entretenimento. E é exatamente por isso que surge o desejo de que as marcas os ajudem a enfrentar esse momento desafiador da economia, assim não precisam abrir mão daquilo que gostam de fazer. "A Bullet vem estudando muito esse jovem para ajudar marcas a criarem uma relação de confiança e a trazerem relevância em suas promoções", comenta Janaina. "É preciso se colocar no lugar desses jovens para entender esse universo. Falar sua língua sem forçar a barra, entender que o tempo deles é diferente e que os canais são diferentes. E pensar diferente pode ser legal.Nos faz olhar além, criando novas formas, mecânicas, linguagens e produtos", completa.

No quesito mecânica, a pesquisa da Bullet aponta que para os Millennials quanto mais rápida e fácil a promoção, melhor. Dos 1.200 entrevistados, 39% preferem mecânicas por performance, como junte e troque, enquanto outros 34% optam pelo compre, ganhe e concorra. Ou seja, quanto mais prêmios a marca oferecer, ainda que esses sejam menores, mais participantes devem aderir. É claro que os Millennials preferem os maiores e aspiracionais, mas é preciso ter prêmios instantâneos para tornar a ação mais atrativa. Aquele antigo "compre e concorra" já não funciona mais - apenas 8% disse se sentir atraído por esse tipo de promoção.

É a sensação de chances reais de ganhar que engaja esse público. O estudo ainda revela outros pontos que levam à conclusão de que Millennials não compram porque a marca diz e, sim, compram porque, de alguma forma, recebem algo em troca, além do produto. "Uma promoção pode e deve ser parte da estratégia de marketing das companhias para se aproximar dos jovens. A missão das agências é sair do automático, entregando o que os Millennials precisam de verdade para transformá-los em verdadeiros promo lovers, o que fará as marcas, por consequência, se tornarem brand lovers também", explica Janaina Navarrette.  

Fonte: Assessoria