Eventos sustentáveis: um desafio imediato

Artigo escrito por Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu


Divulgação: Instituto Akatu


Em 2015, dos mais de 12 mil eventos no mundo, 292 aconteceram no Brasil, quantidade que coloca o País na 11ª posição entre os que mais sediam eventos internacionais, segundo a Associação Internacional de Congressos e Eventos (ICCA, na sigla em inglês). Como todo setor representativo na economia gerador de muitos empregos, turismo e recursos financeiros, os seus impactos sociais e ambientais também são enormes.

Por isso, é urgente que sejam considerados caminhos de transição urgentes para a diminuição de seus impactos negativos e aumento dos positivos. A sustentabilidade é uma preocupação crescente em nossa sociedade. Segundo a pesquisa do Instituto Akatu Rumo à Sociedade do Bem-Estar, quando os consumidores são questionados sobre a percepção da Responsabilidade Social Empresarial no Brasil, o cuidado com o meio ambiente, a comunidade e a sociedade são fatores prioritários de seu reconhecimento e valorização.

Outro fator revelado é que as escolhas dos consumidores hoje tendem a indicar práticas mais ligadas a "caminhos de sustentabilidade". Diante desse contexto, o setor de eventos tem algumas soluções para atender essa realidade. As estratégias mais utilizadas atualmente procuram compensar o gás carbônico emitido, reciclar os resíduos gerados ou utilizar materiais certificados. Mas isso não é suficiente.

A reciclagem, por exemplo, é um processo que também tem impactos e consumo de recursos para ser realizada. Apesar de importantíssima, precisamos também reduzir a produção de resíduos e reutilizar o máximo de materiais, evitando assim a extração de novos recursos da natureza.Em prol da sustentabilidade e do consumo consciente, há outras soluções que podem contribuir para um evento com menos impactos, como assegurar que o trabalho, direto e indireto, cumpra as leis e ofereça bem-estar; que os materiais de comunicação do evento sejam feitos com materiais de fontes renováveis, biodegradáveis e reutilizáveis; que o transporte público seja estimulado e viabilizado; que sejam usadas tecnologias contra o desperdício de água e energia elétrica.

O setor é reconhecido por trabalhar com inúmeros fornecedores, portanto as escolhas feitas em eventos têm grande reflexo no mercado e comunidade. Então, que tal o setor selecionar empresas comprometidas com os princípios da sustentabilidade. Do início ao fim, do transporte ao cuidado com os resíduos, há oportunidade para que cada um de nós pense em alternativas para causar menos impactos negativos.

É da mesma forma que devemos pensar e agir em nossas vidas, de modo a caminhar na direção de uma sociedade mais sustentável e voltada ao bem-estar de todos. Cada ação, por menor que seja, conta coletivamente para uma enorme mudança.

Fonte: Redação