Livro aborda que o cliente é o principal ativo das empresas e não somente um stakeholder

Autores Roberto Meir e Daniel Domeneghetti propõem visão mais moderna e adaptada à realidade do novo consumidor

Publicação traz dados de entrevistas com dezenas de CEOs das cem maiores empresas em atividade

Publicação traz dados de entrevistas com dezenas de CEOs das cem maiores empresas em atividade Crédito: Alta Books


De autoria de Roberto Meir e Daniel Domeneghetti, especialistas internacionais em relações de consumo e estratégia competitiva, respectivamente, a obra traz farta base de dados fruto de entrevistas, descritas em detalhes, com dezenas de CEOs das cem maiores empresas em atividade no país, além de uma extensa análise dos conceitos, modelos e metodologias propostas para o tema tanto no Brasil como no mercado internacional.

Com exemplos ricos de empresas que aumentaram, sensivelmente, seu valor de mercado ao longo dos anos, Daniel Domeneghetti confirma e atesta: "pudemos comprovar a tese de que o máximo valor vem do alinhamento eficaz entre o foco genuíno no cliente e os interesses legítimos de seus acionistas e investidores. Isso quer dizer que precisamos trazer para perto ambos stakeholders, que são os únicos sócios da empresa, pois são os que nela colocam recursos um pela compra e consumo, outro pelo investimento e empreendedorismo, devendo, portanto, estar do mesmo lado da mesa", comenta Domeneghetti.

A suposta contradição de prioridades das empresas entre cliente e demais stakeholders motivou os autores a investigar a fundo pesquisas e estudos nacionais e internacionais sobre clientes, consumidores e consumo em geral, do histórico às tendências mais improváveis, balanços, indicadores e, sobretudo, a literatura de influência sobre o mercado corporativo. Entre as obras analisadas, está a do ex-consultor da McKinsey, o norte-americano Jim Collins, autor de clássicos como Empresas Feitas para Vencer e Feitas para Durar, que, segundo os autores, ignora a importância do cliente como ativo e como stakeholder corporativo, se concentrando nas questões mais intrínsecas às empresas, como missão-visão-valores, sistema de gestão, perfis de liderança e modelos competitivos, dentre outros.

"Gurus ignoram a palavra cliente com um discurso de governança focada em gerar lucro e maximizar valor para os acionistas. Um erro. As empresas justamente feitas para durar e vencer têm foco no cliente e são conscientes desse empoderamento. É o cliente, em primeira e última instância, quem tem a voz e o controle nas relações de consumo. Se a empresa sair fora do contexto imaginando e demandado por esse consumidor estará perdida. O Brasil, embora abrace boas práticas, inclusive apontadas no livro, ainda é um país fechado para essa visão. São poucas as gestões que enxergaram isso, sendo um procedimento ainda embrionário no país", destaca Meir.

"Afinal, não existe empresa feita para vencer ou para durar! Essa receita não há. Mas uma coisa é certa: se quiser vencer, e durar, qualquer empresa precisa como melhor aposta, ser feita para o cliente e trabalhar diariamente para entregar essa promessa", conclui Domeneghetti.

"Feitas Para o Cliente - As verdadeiras lições de mais de 50 empresas feitas para vencer e durar no Brasil" é uma obra para empresários, empreendedores, investidores, CEOs, executivos, consultores, analistas de mercado, pesquisadores e professores, ou qualquer profissional minimamente direcionado às atividades voltadas ao cliente e sua gestão. Uma fonte de consulta com um conteúdo necessário para reciclar as antigas verdades absolutas e, talvez, encaminhar para novas verdades absolutas.

Lançamento pela editora Alta Books, com organização de Jacques Meir, e distribuição para todo o Brasil.

Da Redação 

Fonte: Imagem Corporativa