Embratur afirma que segmento MICE é o 2º mercado que mais contribui no fluxo internacional

A autarquia tem como estratégia atingir os segmentos B2B e MICE da China

A China é um dos grandes líderes mundiais em termos de potenciais turistas

A China é um dos grandes líderes mundiais em termos de potenciais turistas Divulgação


O MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Events) é o 2º segmento que mais contribui no fluxo internacional de visitantes para o Brasil, após o de Lazer, de acordo com o presidente substituto da Embratur, Tufi Michreff. Com um gasto médio diário de US$ 329,39, segundo uma pesquisa realizada pela Embratur em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, em 2014, o turista estrangeiro de negócios e eventos é de grande valia para o turismo no Brasil. Dados do Ministério do Turismo (MTur) mostram que 20,2% desses estrangeiros vêm ao Brasil por motivo de negócios e eventos.

Pensando nisso, a Embratur investe no Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais desde 2003, com o intuito de sensibilizar e mobilizar a cadeia produtiva do turismo MICE, tornando o Brasil um dos destinos mais procurados para receber esses encontros internacionais.

China é líder mundial

Michreff também afirmou que a China é um dos grandes líderes mundiais em termos de potenciais turistas. Os últimos dados divulgados pelo Anuário do Turismo do MTur indicaram que, em 2015, 53.064 mil chineses visitaram o Brasil. É um número importante, mas não tão significativo como a presença desses visitantes em outras regiões do mundo.

O presidente substituto explica que, considerando a distância geográfica, o Instituto tem traçado estratégia conjunta com países da América do Sul para que esses turistas aproveitem o melhor do continente. "O turista brasileiro que viaja para a China, por exemplo, geralmente se programa para conhecer outros países próximos. Com a estratégia conjunta, queremos que os turistas vindos de lá usem a mesma lógica na América do Sul", explica Michreff.

Outra ação da Embratur citada por Tufi foi o investimento da autarquia, em 2016, na promoção de destinos brasileiros na maior rede social da China, a Weibo, por meio da divulgação do portal Visit Brasil. "O perfil do Visit, que é a nossa plataforma promocional do Brasil no exterior, alcançou 500 mil seguidores na rede social chinesa Sina Weibo no ano passado, concorrente do Twitter e que conta com mais de 132 milhões de usuários diariamente", conclui.

Fonte: Embratur