Arena Experience traz tendências para o segmento de eventos

Palestras apresentaram temas como tecnologia, engajamento, marketing de experiência, treinamento vivencial, gamificação e eventos de luxo e destinos MICE


EBS News


Cerca de 1500 pessoas assistiram 32 palestras gratuitas realizadas na Arena Experience, uma novidade da Feira EBS 2017. A série de apresentações de diversas áreas direcionados aos profissionais do segmento MICE e de experiência tiveram como missão mostrar em 20 minutos "ideias que merecem ser compartilhadas". A ideia foi inspirada no projeto TED (tecnologia, entretenimento e design), programa criado nos Estados Unidos por uma organização sem fins lucrativos.

"O nosso objetivo foi apresentar as infraestruturas dos principais destinos e espaços, novidades e tendências dos produtos e serviços para eventos corporativos, empreendedorismo, incentivos, congressos e feiras (MICE), bem como proporcionar networking, engajamento, conteúdo e geração de negócios", explica Marcello Baranowsky, diretor da Feira EBS e do Grupo EventoFacil, organizador do evento.

A primeira edição das Arenas Experience reuniu palestrantes de áreas de conhecimento diversas, como storytelling, marketing de experiência, treinamento vivencial, gamificação, eventos de luxo, segurança em eventos, normas técnicas, aplicativos, segurança alimentar, marketing de conteúdo, tecnologia de eventos, Apps, mobilidade corporativa, branding experience, destinos MICE, compliance, jogos corporativos, e outros.

Localizadas em pontos estratégicos da exposição, os visitantes também puderam ouvir as palestras enquanto visitavam os estandes no espaço da Feira EBS.

Entre os palestrantes estava Silvana Torres, CEO da Mark Up que apresentou o case "Campari Red Experience", plataforma de brand experience desenvolvida pela Mark Up para o grupo Campari e que conta com ocupações imersivas e interativas. O projeto já passou por Recife e Fortaleza, ambas as cidades receberam instalações sensoriais de Luiz Martins, explorando os cinco sentidos ? tato, visão, audição, olfato e paladar ? dos convidados, através de caminhada em pedriscos, espelhos em módulos disformes que fragmentam a imagem refletida, fontes sonoras, perfume de cravo e degustação de Campari, por exemplo.

Outra apresentação com bastante audiência foi "Criatividade e Inovação", apresentada pela Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, Ana Lucia Pita. Segundo ela, no meio dos eventos é preciso se adequar às mudanças, ser capaz de pensar estrategicamente e tomar decisões certas, em momentos certos, adotar posturas flexíveis na resolução de problemas.

Segundo ela, em meio a este cenário de exigências, é cada vez mais importante que o profissional possua, além de habilidades específicas, uma visão global do ambiente de trabalho e desenvolva o maior número de competências possível, entre elas, a criatividade e a inovação, que têm assumido um papel importantíssimo no desenvolvimento dos profissionais.

Marcelo Daou, diretor de negócios da Samsung trouxe o tema "Realidade Virtual". Para ele, essa ferramenta é o futuro do conteúdo criativo, pois melhora a experiência do usuário, podendo ser aplicada como estratégia de marketing em vários segmentos do mercado. Ele ainda ressalta a nossa proposta não é desenvolver a tecnologia, mas sim utilizá-la como estratégia de marketing, como apresentar produtos por novos ângulos.

Já Mauricio Andrade de Paula, consultor de negócios sênior para América Latina na Teradata apresentou o tema "Big Data para Eventos". De acordo com ele, fidelizar o cliente nunca esteve tão em alta e isso também vale para o setor. O consultor afirma que gerar e analisar dados dos consumidores pode gerar resultados positivos para as empresas. Com o surgimento do e-commerce grandes empresas do setor de eventos passaram a enxugar seus espaços físicos para investir no online e em outras ferramentas.

Fonte: EBS