Patrocínio esportivo: maioria afirma que marcas ignoram os fãs de esporte


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A Momentum entrevistou dois mil apreciadores de esporte, com objetivo de identificar a relação deles com as marcas que se associam aos grandes eventos e modalidades diversas. De acordo com o levantamento, 83% das pessoas declararam que “patrocinadores nunca consideram os fãs”, revelando sentimento crescente de distância a partir das experiências esportivas.

Os entrevistados se distribuem em cinco mercados mundiais: Brasil, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra e Japão. Apesar de concordarem com a afirmativa de que as marcas ignoram os fãs, cerca de metade dos respondentes declarou que os patrocinadores visam o que há de melhor em relação ao interesse do esporte.

Além disso, 55% dos entrevistados consideram testar marca ou produto em particular como resultado de patrocínio. Por outro lado, a pesquisa sugere a existência de abertura por parte dos fãs em relação a inclusão das marcas no esporte: 88% acreditam que os patrocinadores podem criar novas oportunidades e 86% não contestariam em ver ainda mais patrocínios no esporte.

Resultados brasileiros

No Brasil, foram entrevistadas 280 pessoas e a abertura por parte dos fãs em relação a inclusão de marcas no esporte é ainda maior: 90% dizem que o patrocínio é bom para o esporte, contra a média mundial de 76%; 80% acreditam que a globalização do esporte aprimora sua experiência como fã e 78% afirmam que entretenimento antes, durante e depois da competição aprimora a experiência nos eventos ao vivo.

Além disso, 65% dos brasileiros dizem que sua propensão a experimentar produtos e serviços associados a patrocínios esportivos aumenta e 62% dos fãs nativos dizem que o patrocínio esportivo melhora sua experiência enquanto fã de esporte, contra 48% da média mundial.

A pesquisa aponta aspectos que podem melhorar a experiência esportiva no âmbito social, principalmente por meio de redes sociais. Segundo a Momentum, globalmente 58% acreditam que a capacidade de compartilhar informações aumenta a experiência e 53% dizem que o conteúdo criado por outros fãs também influencia de forma positiva.

“Existe a oportunidade para as marcas criarem espaços que celebrem o valor dos fãs, colocando-os no controle e no coração dessas experiências. Marcas que apoiam esportes mais acessíveis e aspiracionais, que criam impacto positivo sobre a saúde e o bem-estar das pessoas, que exploram os efeitos sociais do esporte para o bem das comunidades acabam por ganhar atenção positiva e duradoura entre os fãs”, diz o diretor de patrocínios, esporte e entretenimento da Momentum no Brasil, Rodrigo Coelho.

Vitórias ao vivo

De acordo com os resultados apresentados, a presença física no evento ainda é considerada a melhor maneira de vivenciar o esporte, com 73% dos entrevistados afirmando que a experiência compartilhada, de estar com uma multidão de fãs igualmente apaixonados, é o que mais aumenta a sua paixão. Outros 63% citaram que “rituais com outros fãs” são tão importantes quanto a experiências ao vivo.

Duas vezes mais fãs classificaram que estar no evento por causa da atmosfera e qualidade da experiência supera a transmissão televisiva, com 82% declarando que estar perto da ação em evento ao vivo aumenta o seu amor pelo esporte.

Fãs de todos os esportes relataram crescente sentimento de frustração com as regras e regulamentos que regem a forma como eles devem vivenciar os eventos ao vivo (por exemplo: sem ficar de pé, sem álcool, sem guarda-sóis, sem logotipos rivais do patrocinador).

Fonte: Assessoria